segunda-feira, 18 de julho de 2011

Relatos do Projeto Rondon

 Ontem dia 14/07, partimos rumo à Guia Lopes da Laguna. Saimos de Chapecó ao meio-dia. Nosso destino foi Florianópolis. Passamos a noite na capital do estado, e pela manhã cedinho embarcamos para São Paulo. 
O dia foi longo. Em São Paulo conhecemos a base da FAB-SP (Força Aérea Brasileira). Tivemos a oportunidade de ser apresentados as outras equipes de Rondonistas do sul do país. 
Depois embarcamos rumo à Corumbá-MS. Após duas horas de viagem, enfim, chegamos na base Militar. O lugar é agradável, a construção é de 1908. Os militares são pessoas atenciosas, fomos alojados e depois partimos para o tão esperado almoço.  
Todo o grupo, que até então, é de 40 rondonistas espera ancioso pela chegada do restante dos participantes do Projeto Rondon, que devem vir ao decorrer da noite. Ao todo essa operação do Projeto Rondon espera receber 200 pessoas.
Agora, aqui no alojamento feminino o momento é de desfazer as malas, tomar um banho e partir para a internet. Incrível como a tecnologia está presente em nossas vidas, o telefone nesse momento perde para as redes sociais.
O dia de hoje está acabando a equipe está animada, vamos esperar para ver o que nós espera no dia de amanhã.



Saída do aeroporto em Chapecó-SC

Chegada no hotél em Florianópolis
Equipe de rondonistas em visita a FAB



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Conheça a equipe

A nossa equipe pertence ao Conjunto B, Operação Arara Azul. Vamos para a cidade de Guia Lopes da Laguna - MS. O nosso objetivo é trabalhar com a população sobre trabalho, cooperativismo, tecnologia, produção, meio ambiente, economia doméstica e comunicação. Essa é a nossa equipe!

Alanza Zanini (acadêmica de Ciências Biológicas), Juliana Bortolin (acadêmica de Serviço Social), André Giachim (acadêmico de Farmácia), Vagner Lopes (professor do curso de Agronomia), Etileiver Paludo (acadêmico de Agronomia), Cleusa Anschau (professora do curso de Economia), Ana Paula Bourscheid (acadêmica de Jornalismo) e Julhéli Girardelo (acadêmica de Farmácia)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é o Projeto Rondon?

 
Desde 2005 o Projeto Rondon já levou mais de
 onze mil rondonistas a cerca de 700 municípios.

Antes de explicar as atividade que a Operação Arara Azul - Unochapecó, irá desenvolver na cidade de Guia Lopes da Laguna no Mato Grosso do Sul, é preciso falar sobre o projeto do qual fazemos parte, o Projeto Rondon.
Coordenado pelo Ministério da Defesa o Projeto Rondon foi criado em 1967. Seu nome é em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon.  Cândido nasceu em Mimoso, no estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865. Filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, perdeu os pais cedo e passou a morar com o tio em Cuiabá, de quem herdou e incorporou o sobrenome "Rondon".
Aos 16 anos tornou-se professor primário, mas optou pela carreira militar servindo como soldado no Segundo Regimento de Artilharia a Cavalo. Dois anos depois ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha. Rondon entrou para a Escola Superior de Guerra em 1886, onde assumiu uma função ativa no movimento pela proclamação da República. Fez o curso do Estado Maior de 1ª Classe e foi promovido a alferes (atual "aspirante-aoficial"). Graduou-se como bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais. Participou dos movimentos abolicionista e republicano por volta de 1890.   Em 1889 Rondon participou da construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá, assumindo a coordenação do distrito telegráfico de Mato Grosso. Ele foi nomeado professor de Astronomia e Mecânica da Escola Militar, cargo do qual se afastou em 1892. Entre 1900 e 1906 dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras do Paraguai e da Bolívia.
O Projeto Rondon durante as décadas de 1970 e 1980, se tornou ativo e conhecido em todo Brasil. Segundo o portal do Projeto no final dos anos noventa, deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo extinto em 1989. 
Em 2005 o Projeto Rondon volta com base nos programas governamentais. Passou a ser coordenado pelo Ministério da Defesa.  Hoje ele está em processo de consolidação, com uma procura cada vez maior pelas universidades e pelos universitários. O Rondon é mais que um projeto educacional e social, é uma poderosa ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa.   Ele envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. 
O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Tem a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.
Fonte: Portal do Projeto Rondon

Agora que você já sabe o que é o Projeto Rondon, fique ligado e saiba quem é a nossa equipe e quais atividades vamos desenvolver na cidade de Guia Lopes da Laguna, Mato Grosso do Sul. Esse blog será nosso diário de borbo. Aqui você acompanha todos os trechos e detalhes da nossa viagem!