Desde 2005 o Projeto Rondon já levou mais de onze mil rondonistas a cerca de 700 municípios. |
Antes de explicar as atividade que a Operação Arara Azul - Unochapecó, irá desenvolver na cidade de Guia Lopes da Laguna no Mato Grosso do Sul, é preciso falar sobre o projeto do qual fazemos parte, o Projeto Rondon.
Coordenado pelo Ministério da Defesa o Projeto Rondon foi criado em 1967. Seu nome é em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon. Cândido nasceu em Mimoso, no estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865. Filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, perdeu os pais cedo e passou a morar com o tio em Cuiabá, de quem herdou e incorporou o sobrenome "Rondon".
Aos 16 anos tornou-se professor primário, mas optou pela carreira militar servindo como soldado no Segundo Regimento de Artilharia a Cavalo. Dois anos depois ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha. Rondon entrou para a Escola Superior de Guerra em 1886, onde assumiu uma função ativa no movimento pela proclamação da República. Fez o curso do Estado Maior de 1ª Classe e foi promovido a alferes (atual "aspirante-aoficial"). Graduou-se como bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais. Participou dos movimentos abolicionista e republicano por volta de 1890. Em 1889 Rondon participou da construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá, assumindo a coordenação do distrito telegráfico de Mato Grosso. Ele foi nomeado professor de Astronomia e Mecânica da Escola Militar, cargo do qual se afastou em 1892. Entre 1900 e 1906 dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras do Paraguai e da Bolívia.
O Projeto Rondon durante as décadas de 1970 e 1980, se tornou ativo e conhecido em todo Brasil. Segundo o portal do Projeto no final dos anos noventa, deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo extinto em 1989.
Em 2005 o Projeto Rondon volta com base nos programas governamentais. Passou a ser coordenado pelo Ministério da Defesa. Hoje ele está em processo de consolidação, com uma procura cada vez maior pelas universidades e pelos universitários. O Rondon é mais que um projeto educacional e social, é uma poderosa ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa. Ele envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Tem a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.
Fonte: Portal do Projeto Rondon
Agora que você já sabe o que é o Projeto Rondon, fique ligado e saiba quem é a nossa equipe e quais atividades vamos desenvolver na cidade de Guia Lopes da Laguna, Mato Grosso do Sul. Esse blog será nosso diário de borbo. Aqui você acompanha todos os trechos e detalhes da nossa viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário